Exame SRA
O exame SRA (Stroke Risk Analysis – Análise de Risco de AVC) é um método utilizado para identificar precocemente o risco de desenvolvimento de episódios de fibrilação atrial (FA), principalmente em pacientes de maior risco, como idosos, hipertensos e com insuficiência cardíaca, mesmo naqueles sem registros de FA em exames convencionais como eletrocardiograma e Holter.
O SRA utiliza um algoritmo matemático que analisa informações obtidas por meio do traçado eletrocardiográfico em um registro de 60 minutos.
Esse exame é uma ferramenta útil no rastreamento de pacientes com maior risco de FA paroxística, especialmente aqueles com hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. Além disso, o SRA tem a vantagem de ser mais preciso do que os exames convencionais como eletrocardiograma e Holter na detecção de episódios de FA paroxísticos, que podem passar despercebidos por esses métodos.
No ICZL oferecemos a plataforma TELE SRA, que permite a inserção simplificada e remota dos dados do paciente, incluindo fatores de risco cardiovascular e registro do eletrocardiograma. Essa plataforma facilita a análise dos níveis de risco para FA paroxística e a incorporação de outros parâmetros relevantes. Os dados coletados serão utilizados para a produção de conhecimento científico nacional sobre hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, risco de desenvolvimento de fibrilação atrial e isquemia cerebral, além de auxiliar na definição de estratégias eficazes para minimizar esses riscos.