Prova de função pulmonar
O exame de Prova de Função Pulmonar (ou Espirometria) visa entender o funcionamento, desempenho e limitações do pulmão.
É indicado para esclarecer causas de sintomas respiratórios de pacientes com problemas que afetam de alguma maneira o pulmão.
Deve ser feito para acompanhar e avaliar determinada doença e também saber se existe causa pulmonar para a falta de ar causada por doença do coração.
O Exame de Prova de Função Pulmonar é amplamente utilizado para avaliar a capacidade pulmonar de atletas de alto desempenho, esportistas eventuais ou apenas verificar a capacidade respiratória de pacientes portadores de doenças sistêmicas ou que vão se submeter à anestesia para uma cirurgia.
É um exame bem simples e não tem nenhum risco relevante. É feito por meio de um tubo de papelão descartável, que ligará a boca do paciente ao espirômetro, aparelho que fará a mensuração da respiração do paciente, monitorando volume e velocidade do fluxo de ar.
Além da respiração normal, o médico solicitará que o paciente sopre no tubo moderadamente e com muita força por algumas vezes para ter vários parâmetros e possibilidades de avaliação.
A duração total do exame é 30-40 minutos.