Humanização é essencial para o tratamento cardiológico
O atendimento humanizado considera a integralidade da “unidade de cuidado”, ou seja, pressupõe a união entre a qualidade do tratamento técnico e a qualidade do relacionamento que se desenvolve entre paciente, familiares e equipe médica.
A saúde é o estado de equilíbrio nas esferas biológicas, psicológicas e sociais do indivíduo. Mesmo somente um quadro de natureza orgânica, impacta a vida do indivíduo integralmente, trazendo consequências emocionais, sociais, espirituais e econômicas em maior ou menor grau.
Quando adoecemos vivemos as mais variadas emoções, experienciamos diversos sentimentos e situações novas e inesperadas, para as quais nem sempre temos ferramentas para lidar. Quando em tratamento, nossa adesão e confiança dependerão da nossa segurança na equipe que cuida da gente.
No ICZL, o padrão de atendimento visa os cuidados ao Ser e não apenas ao órgão lesado ou doente, considerando sempre o bem-estar bio-psico-social. O simples cuidado de ouvir e compreender o paciente, cria uma relação de confiança e respeito com o médico e faz com que o tratamento tenha maior perspectiva de sucesso.
É através do vínculo estabelecido neste encontro, que o paciente se torna fortalecido e motivado a enfrentar situações geradoras de estresse, facilitando o tratamento, reabilitação e cura.
Atender bem o paciente, trazendo conforto e tratamento adequado, é a premissa básica para o profissional médico e toda a equipe.
Existem vários benefícios na implantação do atendimento humanizado, dentre os quais destacam-se:
- Eficácia no cuidado do paciente.
- Forte relação com a ética.
- Sucesso no tratamento.
Instituto de Cardiologia da Zona Leste desde 1992 cuidando do coração. Saiba mais.