Prevenção como melhor remédio
Seu coração é precioso. Prevenção é a cardiologia do futuro. Consulte um especialista regularmente.
De um modo geral, enfrentamos um problema de conscientização das pessoas quanto a importância da medicina preventiva, principalmente no caso da saúde do coração.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, em todo o mundo, o equivalente a um terço da mortalidade ou 17 milhões de pessoas, morrem por doenças cardiovasculares, incluindo infartos e derrames.
Somente no Brasil, uma pessoa morre por minuto por causa de doenças cardiovasculares, totalizando aproximadamente 350 mil pessoas por ano. Proporcionalmente, os homens acima dos cinquenta anos são os mais atingidos e correspondem a 55% deste total, já as mulheres a 45%.
O que a maioria destas pessoas não sabem é que muitas das falhas do coração são assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. Quando um paciente procura por nossos cardiologistas, apresentando sintomas, como pressão alta, dores no peito, tonturas, fraqueza, entre outras queixas, o quadro clínico, muitas vezes, já não pode ser revertido.
O médico examina o paciente individualmente, com a finalidade de definir um planejamento de check-ups regulares. São estudados diversos fatores, como histórico familiar, comorbidades, faixa etária, hábitos de vida e outros. Não existe um padrão de check-up cardiológico aplicado para todos.
Prevenção cardiológica cabe em qualquer idade, mas torna-se importante acima dos 40 anos, pois as alterações metabólicas, físicas e emocionais costumam ser mais frequentes.
Aos pacientes que tenham colesterol alto, diabetes, pressão alta, nível de estresse elevado, má alimentação, tabagismo, sedentarismo, histórico familiar de doenças cardiológicas, devem procurar um de nossos médicos o mais breve possível, dar início à prevenção cardiológica.
Mantenha hábitos saudáveis, o bom-humor e auto-cuidado. Seu coração é precioso e dele depende a sua vida!
- Alimente-se saudavelmente.
- Movimente-se mais, mesmo no trabalho.
- Reduza o sal.
- Evite o tabagismo.
- Pratique exercícios regularmente.
- Reduza o estresse.
- Consulte um especialista regularmente.
Instituto de Cardiologia da Zona Leste desde 1992 cuidando do coração. Saiba mais.